domingo, 9 de outubro de 2011
CIDADE MARAVILHOSA
CIDADE MARAVILHOSA ........
No aconchego destas terras
Entre rios e serras, eu nasci.
Hoje vejo tua grandeza refletindo a natureza
Que Deus criou para ti.
Vi o teu nome crescendo
Um povo lutando e querendo
Dar-te brilho.
E unido no mesmo estandarte
Quero, feliz, expressar-te
O orgulho de ser teu filho.
Guaporé, meu pedaço de Brasil,
Minha linda e formosa cidade!
O povo te quer, te ama e te chama
Capital da hospitalidade.
Com o trabalho e a união
Pra frente Guaporé, com paz e amor
E a esperança de tua gente que te eleva no presente
E te torna assim tão cheio de valor.
E por tudo o que aqui temos, ainda muito faremos
E assim serás melhor.
E nos braços do futuro
Veremos Guaporé seguro
Unido e bem maior
Guaporé, meu pedaço de Brasil,
Minha linda e formosa cidade!
O povo te quer, te ama e te chama
Capital da hospitalidade
Este é o hino de minha querida cidade GUAPORÉ que fala muito bem o que ela é.
Ao chegar a Guaporé, nos deparamos na entrada principal com um lindo pórtico.........
Olhando para trás vimos à ponte onde passa os trilhos do trem e uma agradável subida ao Cristo Redentor, muito prestigiado na sexta-feira Santa, com a procissão, um lindo ponto turístico de nossa cidade.
No topo do morro “O” encontramos de braços abertos abençoando nossa cidade.
Ainda andando nos trilhos, podemos citar a super conhecida MULA PRETA, um dos pontos turísticos bem visitados por pessoas que procuram o contato com a natureza e um pouco de aventura.
Entrando na cidade pela avenida principal Silvio Sanson, nós iremos encontrar vários lugares que são marcos importante para a cidade, como por exemplo, uma casa azul que encontramos logo na segunda quadra da avenida. Nesta casa encontramos um delicioso pão e massas caseiras, de uma tradicional família, que atende em sua casa antiga com aspectos da antiga colonização italiana.
Seguindo nossa caminhada pela cidade, ainda na avenida principal, chegaremos à praça central chamada VESPASIANO CORRÊA.
Nela também encontraremos uma casinha que vende produtos artesanais da nossa cidade, onde podemos comprar e levar como lembrança.
Esta por sua vez, tem como vizinha a Igreja Centenária e principal da cidade, chamada SANTO ANTÔNIO:
No outro lado da praça encontraremos a Prefeitura Municipal de Guaporé, que por sua vez, apresenta um prédio antigo, mas com cara de novo:
Ao lado da prefeitura encontramos um dos locais de arte, educação e cultura de Guaporé, nossa Casa da Cultura:
Seguindo nossa caminhada pela cidade e pela avenida, vamos encontrar nosso Hospital Municipal Manoel Francisco Guerreiro, onde agora é uma associação:
Subindo um pouco mais a avenida, em direção ao autódromo, encontraremos o hotel Las Carreiras....
A caminhada continua....e agora podemos ir para outro lugar lindo de nossa cidade, o conhecido Caça e Pesca...uma associação AFAG, nela encontramos um açude para a pesca, bem como piscinas e áreas de lazer para toda a família Guaporense.
Voltando para a avenida principal e é claro em direção ao autódromo, iremos encontrar um pouco antes do pórtico deste, uma entrada para nossas cidades vizinhas, onde podemos ver a nova ponte sendo construída sobre o famoso RIO CARREIRO.
Chegando ao final da avenida principal, entramos o Autódromo Nelson Luis Barros.
Uma das grandes festas internacionais que acontecem no autódromo é a Fómula TRUCK, que neste ano estará acontecendo neste final de semana (09/10/11).
O autódromo foi uma grande conquista do Senhor Nelson Barros que era médico, e também foi prefeito de nossa cidade.
Falando em pessoas atuantes na política, lembramos de um político conhecido natural de nossa cidade e atual Deputado Estadual, Alexandre Postal em seu quinto mandato, este também foi prefeito de nossa cidade por 4 anos, no ano de 1989 aos seus 26 anos de idade.
Ainda dentro da política, nos reportamos a Veridiana Tonini, uma representante da classe feminina atuante na política. Veridiana é professora, vereadora de nossa cidade e suplente de senador.
As mulhes são destaques, pois podemos citar também outras mulheres atuantes em Guaporé, como por exemplo uma das grandes empresárias e administradoras exemplares, Ivani Lazaretti.
Ivani é empresária do ramo de jóias, bem como administradora de nosso hospital, Hotel Las Carreiras e Centro Comercial, entre outras atividades.
Nossa cidade também é berço de mulheres bonitas. E uma que se destaca é a modelo Flávia Rosalen, que por sua vez já trabalhou no programa do Faustão, clip de música do cantor Daniel e outros, propagandas famosas da Tv entre outras atividades.
Falando em artistas, podemos citar também pessoas que se destacam na música, como a família Dalmás.
Ainda falando em artistas, agora lembraremos de pessoas que fazem a arte da dança brilhar em nossa cidade, na região e até mesmo fora do Brasil. Estou falando do Grupo Caripaiguarás.
Dentro da parte esportiva de nossos guaporenses, irei citar agora outro grupo que leva o nome de nossa cidade a todos os cantos, AGE. Associação Guaporense de Esportes, onde treina meninos e adolescentes para participar de competições de futsal e futebol de campo.
Ainda falando em esportes, porém outra modalidade, Alceni é outra pessoa que podemos citar como uma pessoa importante e batalhadora, em suas atividades para o melhor da saúde dos guaporenses.
Nossa cidade é berço de muitos pontos turísticos, porém tudo é como é por conta de alguma pessoa que fez por onde. Pensando assim, achei melhor citar e falar de pessoas de nossa cidade que são públicas e destaques em algum ramo. Também sei que há muitas outras, e estas talvez fiquem para a próxima edição em meu blog .... aguardem ......
Para finalizar este trabalho, devo citar o que escrevi no fórum que nossa cidade é bem traçada, com ruas largas mas sem precisar usar lupa e um olhar refinado, podemos ver as más condições das ruas, onde isto se deve ao olhar de seu administrador.
Assim sendo, concluo com uma citação do livro “A transformação de Guaporé”, Evolução Urbana e Memórias, escrita por Giovani Girelli, 2003, no Centenário de Guaporé, onde podemos encontrar muito da história de nossa cidade.
“Quando os primeiros pioneiros chegaram em Guaporé, devem ter imaginado estar mortos e que haviam chegado ao paraíso. Nestes 100 anos de história, este paraíso foi lapidado. Também, por isto, é maravilhoso viver aqui.” Luis Anildo Reder. (fonte: Museu de Guaporé).
Referências Bibliográficas:
Fotos: www.google.com.br
www.caminhosdeguapore.com.br
Livro: A transformação de Guaporé. Evolução Urbana e Memórias. Escrito por Giovani Girelli. 200
Assinar:
Postar comentários (Atom)



























Nenhum comentário:
Postar um comentário